Como é ter a sua empresa de games fora no mercado nacional? Luiz Segundo, dono do Nostro Studio, uma startup de desenvolvimento de aplicativos e games sediada em Barcelona, na Espanha, realizou esse sonho. E o empresário dialogou com o TechTudo para a coluna Formação Gamer e descreveu tuas experiências de empreendedor Como Usar O Marketing Pessoal Para Ganhar Autoridade .
“Sempre tive desejo de viver fora e quando vi a oportunidade de abrir meu respectivo negócio não pensei duas vezes: morar fora e ser um profissional autônomo ao mesmo tempo foi uma incrível decisão! A recessão no encerramento não afetou muito o negócio, pelo oposto, acabou impulsionando bastante”, admite Luiz Segundo. Segundo o empresário, mesmo com a instabilidade econômica na Europa, as agências investem em um aplicativo de "advergames" para iPhone e um pra Android tendo como exemplo, ao invés de pôr dinheiro em um blog ou mesmo no Facebook. No Próximo Mês De Março /p>
“Toda incerteza gera oportunidades e soubemos aproveitar bem essa onda. Mesmo desta forma, os orçamentos de empresas em São Paulo ainda são superiores aos da Europa”, explica o especialista. Luiz Segundo trabalhou em uma companhia paulistana chamada TAXI Labs, que faz jogos para celulares e para propagandas pela internet. E também teu emprego lá, ele foi diretor de tecnologia em projetos de empresas de enorme porte como Nestlé, Johnson’s, Unilever, Sadia, Skol, Camargo Corrêa e Suzano. Segundo é formado em publicidade pela ESPM e retém uma especialização em arquitetura de dica como engenheiro de software.
Um dos jogos que a Nostro Studio montou chama-se F3 Race Victor Guerin, um jogo de internet que fazia quota de uma promoção com direito a uma viagem à Itália. É um advergame, um jogo eletrônico de publicidade, com o objetivo de divulgar a Fórmula 3 italiana, uma ordem esportiva de automobilismo, de corrida de veículos. Mesmo com desemprego e instabilidade econômica pela Espanha, o negócio de games de Luiz Segundo deu correto.
“Em 2012, abrimos um escritório em Dusseldorf, pela Alemanha, pra responder o detalhista mercado de lá e ampliamos a estrutura de São Paulo para responder a crescente procura no Brasil. E A Galinha Vai Ao Cinema.. de games no Brasil tem crescido muito nos últimos anos. O acesso aos celulares e tablets fez com que pequenas e médias corporações pudessem montar tuas próprias idéias.
Hoje em dia, com uma equipe pequena e legal é possível fazer games tão divertidos quanto os da Gameloft, por exemplo”, falou Segundo, a respeito as oportunidades pela área. “O primeiro console que tivemos em residência foi um Atari. Jogos como Hero, Frostbite e Enduro faziam a alegria da família numa Tv.”, diz Luiz Segundo, a respeito de suas primeiras experiências como gamer. Hoje ele tem trinta e dois anos e basicamente começou a trabalhar com videogames na época do boom de jogos pra micro computador pela web. “Eu decidi me tornar um desenvolvedor de jogos no momento em que conheci o Flash em 1999, que na data era da Macromedia e ainda estava na sua terceira versão.